quarta-feira, 2 de abril de 2014

Depressão na terceira idade: o que acontece??

O idoso está numa situação de perdas continuadas, estas perdas despertam, muitas vezes, sentimentos de desânimo e tristeza que acabam por originar síndromes depressivas. Também a adaptação individual ao processo de envelhecimento pode tornar a pessoa mais vulnerável à depressão.
 A depressão no idoso relaciona-se igualmente com o contexto social em que este está inserido. Em qualquer situação, a manifestação, ou não, de um estado depressivo relaciona-se com o tipo de reação ao envelhecimento. Geralmente, a depressão traz alguns efeitos que prejudicam a vida do idoso. Na área intelectual, ocorre a diminuição de capacidades e perturbações de memória que dificultam a aprendizagem. Na área social, ocorre o afastamento dos grupos, a perda de estatuto, o abandono, o isolamento. Do ponto de vista somático, podem ocorrer problemas cardíacos, pulmonares e gastrointestinais. existem três grandes determinantes que são comummente importantes no surgimento da depressão nos idosos: (a) determinantes ambientais, nomeadamente, o isolamento e a falta de convívio social, a ausência de trabalho, a morte do cônjuge, e a desvalorização social e profissional; (b) determinantes genéticos predisponentes para a depressão em idades tardias; e (c) determinantes orgânicos que se referem à enorme variedade de doenças orgânicas que podem apresentar sintomas desta natureza. 




2 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Esse público tem procurando ajuda psicoterápica? Como anda essa demanda. Texto conciso, objetivo, e esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigada!
      Infelizmente essa demanda não procura ajuda a profissionais como eu, creio que falta divulgação e oferecer esses serviços pela rede pública ou particular.
      Grata

      Excluir