O que é maturidade? Pela interpretação
mais comum, maturidade psicológica
equivale a um grau de adaptação do
indivíduo ao seu próprio meio. Por
exemplo, um estudante quando chega
à universidade não tem muita bagagem
e pode revelar atitudes impróprias ao
ambiente. Mas, ao vivenciar uma série
de situações, passa a ser mais
responsável, começa a refletir antes de
tomar decisões e a perceber melhor o
meio e as pessoas à sua volta.
A maturidade transmite a noção de
desenvolvimento de um ponto inicial até
um estágio mais avançado, adquirido
por meio da aprendizagem ativa e de
experiências significativas, que levam a
um estado mais desenvolvido e refinado
de competência e capacidade.
Mas que características refletem a
maturidade? Quais são percebidas
como as mais importantes? Esses traços podem ser aprendidos?
E, mais pontualmente, que
indicadores de maturidade
refletem características essenciais
da liderança efetiva?
Maturidade engloba ser
consciente da hora e do
momento certo de se
comportar sabendo como atuar
apropriadamente, de acordo
com a situação. Ter maturidade
significa ser responsável, flexível,
resiliente e consistente – atitudes
que demonstramos socialmente.
É a forma como uma pessoa
responde às circunstâncias
que indica maturidade. Essa
resposta em geral é aprendida
e não determinada pelo estágio
de vida. Ainda que exista uma
curva natural de maturidade
desenvolvida ao longo da
existência, isso não é regra.
Independentemente da idade,
maturidade está relacionada
à autoconsciência, estilo
interpessoal, preocupações
conscientes, adaptabilidade,
entre outros aspectos.
Por isso, pessoas mais jovens
também podem apresentar
maturidade ao ser, por exemplo,
inspiradoras, comunicativas,
empáticas, exercitar uma
autoridade natural e até
demonstrar capacidade de liderar
colegas mais experientes, com
quem supostamente deveriam
consultar sobre suas decisões.
Em resumo, maturidade está
estreitamente associada à
capacidade de se adaptar, de
transformar as próprias atitudes,
quando necessário e apropriado.
Consciência de si:
Estabilidade emocional
Capacidade de regular a
própria atuação no contexto
social, com equilíbrio e
inteligência emocional,
mantendo harmonia entre
forças emocionais opostas.
Autoconsciência
Capacidade de refletir sobre
si mesmo, reconhecendo
características e
limitações pessoais.
Autoconfiança
Capacidade de confiar em si
mesmo e atuar com segurança.
Tolerância ao estresse
Capacidade de manter a calma
e não se desestruturar em
situações de estresse.
Consciência
do Outro:
Empatia
Capacidade de se colocar no
lugar do outro, de ser influenciado,
aceitando o ponto de vista de
outras pessoas ao pensar
sobre si ou considerar seu
próprio comportamento.
Habilidades sociais
Capacidade de interagir com as
pessoas, de se integrar e participar
da vida em grupo, considerando os
códigos de convivência.
Uso do poder e da autoridade
Capacidade de ter domínio
ou exercer uma alta posição
com equilíbrio, respeitando as
condições de tal direito.
Flexibilidade
Capacidade de ceder e
ser maleável diante de
situações adversas.
Gostei!
ResponderExcluirObrigada!
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