quarta-feira, 2 de julho de 2014

O casal e a falta de sexo!!!

Problemas do casal – os problemas sexuais podem causar frustração, preocupação, sofrimento e tensão numa relação interpessoal e estes problemas de relação afetam o desejo e a resposta sexual. Por vezes, será mais importante trabalhar primeiro estes problemas relacionais e depois os problemas sexuais que permanecem (por vezes os 
problemas sexuais desaparecem após a resolução dos problemas relacionais). 
• Comunicação pobre – as pessoas que não conseguem comunicar eficazmente com os seus parceiros poderão guardar determinados sentimentos de ressentimento, zanga, ou outro tipo de sentimentos negativos, que podem interferir com o funcionamento sexual. Uma incapacidade de comunicar sobre problemas sexuais pode contribuir para as dificuldades sexuais (promove a existência de ideias falsas, não há a partilha de determinadas 
preferências…). 
• Falta de atração física – é um elemento importante de uma relação interpessoal. A não existência de atração física pelo parceiro sexual pode constituir um obstáculo para o funcionamento sexual saudável. A própria pessoa sentir-se atraente também é importante, uma vez que influencia o desejo sexual. 
• Reportório sexual restrito – os casais que têm diversas formas de se satisfazer sexualmente não são muito afetadas por problemas ocasionais nas relações sexuais. Para aqueles casais que têm um repertório sexual muito restrito, problemas relacionados com o ato sexual em si podem significar uma ausência de intimidade física para o casal. 
O que podemos fazer?
( nível individual)
O ambiente: apesar de por vezes não darmos muita importância ao ambiente em que ocorre 
a atividade sexual, ele é, de facto, bastante importante. Quando a pessoa está num ambiente agradável para ela, em que se sente bem, relaxada e confortável, será mais fácil ficar excitada e terá mais sensações agradáveis. Podes fazer uma lista (e o teu parceiro também) das coisas que achas agradáveis (ex: velas, perfumes, lingerie, música…) e depois implementá-las. 
• Aspectos que afetam a excitação sexual: para além do ambiente podes pensar em outros 
aspectos que sentes que afetam a tua excitação sexual (ex: hora do dia, o estado de espírito do teu parceiro, o teu próprio estado de espírito…) e selecionar as alturas em que é mais propício para ti envolveres-te em atividades sexuais (imagina que não gostas muito de ter relações sexuais de manhã, se calhar faz mais sentido “adiares” para uma hora mais tardia). 
• Pensamentos positivos: as atitudes e expectativas negativas podem afetar o funcionamento 
sexual dos indivíduos. Como já foi referido, estes pensamentos negativos podem distrair-te das pistas eróticas e poderás não conseguir ficar excitado. Tenta pensar em coisas boas (nas sensações boas que vais ter…). 
• Postura exploratória: uma postura exploratória, sobretudo no início de uma relação, abre espaço para o conhecimento do prazer do outro e do próprio, diminuindo a focagem no desempenho. 
• Informação: muitas vezes pensamos que já sabemos o suficiente sobre o funcionamento sexual para termos relações sexuais satisfatórias. Muito pelo contrário, verifica-se que crenças falsas, expectativas irrealistas e a falta de informação sobre o funcionamento sexual podem ter um papel importante no aparecimento e manutenção das dificuldades sexuais. Por isso: procura informação e desmistifica ideias que podem não estar corretas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário