quarta-feira, 2 de julho de 2014

Afinal o que é Sexologia??

Como sexo é uma questão que mexe com tanta gente e que traz tantas conseqüências, hoje mais do que nunca é recomendável refletirmos sobre ele, estudá-lo sob os mais variados enfoques, pois somente assim será possível chegar a uma conclusão plausível sobre como exercer nossa sexualidade de forma sadia. Sexo é uma das coisas mais importante na vida das pessoas. Claro que é possível ter uma vida feliz sem sexo, mas para conseguir isso também é preciso antes de tudo conhecer o assunto, daí a importância de estudar sexologia
Sexologia – É o estudo de temas ligados à sexualidade e ao sexo. Sexólogo é o profissional especializado em sexologia. Os distúrbios sexuais são tratados pelo Terapeuta Sexual, geralmente um psicólogo ou médico com estudos nesta área. Educador Sexual é o sexólogo que atua na área de Educação Sexual. Ginecologia e Urologia são as especialidades médicas mais próximas da Sexologia. Sexo e sexualidade são termos distintos e é bom saber a diferença entre eles. 
Veja: 
Sexo – É o caráter que distingue os gêneros masculino e feminino. Refere-se basicamente às características biológicas e fisiológicas dos aparelhos reprodutores do homem e da mulher, ao seu funcionamento e também aos caracteres sexuais secundários decorrentes da ação hormonal. Pelo sexo se sabe se um indivíduo é macho ou fêmeo. Mas também se diz se ele é masculino ou feminino, daí a grande confusão entre os termos sexo e gênero. Então, é bom explicar o que é gênero.
Gênero – É um termo usado para fazer a distinção entre os homens e as mulheres quando no desempenho de suas relações sociais. É comum se ouvir as expressões sexo masculino e sexo feminino, mas é incomum se ouvir gênero macho e gênero fêmea. 
Sexualidade – É a atividade, a expressão, a disposição ou o potencial dos impulsos sexuais do indivíduo. Simples e ao mesmo tempo complexa, a sexualidade envolve tudo o que cerca o indivíduo. Ela acompanha o indivíduo por toda a sua vida e não se restringe apenas aos órgãos genitais. É possível encontrar sexualidade até mesmo em um simples olhar





Nenhum comentário:

Postar um comentário