sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Orientação Profissional

O processo de Orientação Profissional, é um método onde implica uma série de circunstâncias as quais determinam sua realização, pois a sociedade não é estável ela apresenta-se em constantes mudanças e, as profissões, como não poderia deixar de ser, já não são mais as mesmas e nem se apresentam da mesma forma que há vinte ou trinta anos atrás. 
A escolha de uma profissão não é nada simples ou fácil, embora as opções sejam inúmeras, o jovem ou adulto, ao ter que fazê-la sente-se inseguro e despreparado, pois esta escolha ocorre justamente num momento crucial de sua vida, momento este em que ele enfrenta muitos conflitos internos e externos, devido à fase da adolescência em que se encontra. Seus confrontos familiares o confundem ainda mais. 
E, na tentativa da auto afirmação, muitas vezes ele perde-se pelo caminho. É necessário desenvolver no jovem as noções de que estudamos para termos condições de mudarmos o rumo da história e crer que um outro mundo é possível, é preciso ensiná-los a sonhar, a ousar. Nossa responsabilidade para com nossos educandos é garantir-lhes um sentido à vida. 
Um bom começo para isso é o estabelecimento de vínculos afetivos, ou seja, ter a capacidade de deixar-se afetar pela necessidade do outro. E este vínculo passa pelo projeto de vida, para uma criança isto é passado pela postura mas, o adolescente ainda precisa do cognitivo, o motivo para tudo.Cada escolha que fazemos faz parte de um projeto de vida que aos poucos vai tornando-se realidade e delineando nossa vida através do futuro que almejamos. Somente através de objetivos traçados, com responsabilidade é que atingiremos a maturidade profissional que buscamos, tornando-nos profissionais competentes e realizados independente de qual seja ela.

Nesta embate e dificuldade desenvolvi um programa para desenvolvimento para o estudante e profissional em transição de carreira, métodos, atividade e testes psicológicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário