quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ginástica Sexual


A ginástica sexual é um reforço para o músculo do períneo, o chamado ‘músculo do amor’, de acordo com Marcela. Para malhar essa região recôndita, a paciente é submetida a sessões de eletroestimulação, com eletrodos especiais, que incitam movimentos de contração e relaxamento. “Os exercícios localizados ajudam a fortalecer os músculos e, ainda, a trabalhar o autoconhecimento, aprimorando a percepção da mulher sobre o próprio corpo.” Na análise inicial, a fisioterapeuta avalia o nível da força de contração da paciente com a ajuda de um aparelho chamado perina. “O equipamento acende luzes de diferentes tons, que variam de acordo com a força de contração. O perina revela, na avaliação final, a alteração do grau de contração decorrente do tratamento.”
A pelve ou “bacia” é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. É constituída pelos ossos do quadril (ilíacos), articulados posteriormente com o sacro e anteriormente entre si através da sínfise púbica.

A parte inferior da bacia é constituída de músculos fortes, que formam o assoalho pélvico. Essa musculatura tem um importante papel de sustentação da bexiga, do útero e do reto. Além de proporcionar a manutenção da continência urinária e fecal, permite ainda a passagem do feto por ocasião do parto.

 Um assoalho pélvico saudável tem firmeza e elasticidade. Entretanto, a idade, a falta de exercícios em geral, e mesmo a gravidez e o parto fazem com que esses músculos fiquem mais fracos. Com os músculos enfraquecidos, a mulher pode apresentar incontinência urinária, queda de bexiga e de útero, e alteração no desempenho sexual. Os músculos do assoalho pélvico participam da atividade sexual feminina. Ao contraí-los voluntariamente, intensifica-se o desejo sexual e o orgasmo.

A fisioterapia para a musculatura do assoalho pélvico (MAP) consiste, então, em orientar a paciente quanto à anatomia pélvica, aumentando a consciência corporal da mulher. Para isso, são usados aparelhos específicos como o equipamento de eletroestimulação, os cones vaginais e os exercícios de Kegel.


Em 1948, o médico ginecologista norte-americano Arnold Kegel notou que pacientes que sofriam de incontinência urinária depois da gestação apresentavam um visível enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico. Ao correlacionar os fatos, ele criou uma série de exercícios para a reabilitação dessa musculatura, hoje conhecidos como exercícios de Kegel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário