domingo, 28 de setembro de 2014

Por que fazer terapia?

Quando o indivíduo encontra uma barreira que torna mais difícil para ele conseguir a completa realização de si mesmo, formam-se áreas de resistência, atrito e tensão. Estes pontos de atrito e tensão, se surgidos repetidamente - e geralmente é assim que se dá, com os organismo sofrendo mais ou menos as mesmas frustrações e impedimentos durante toda a vida, muito mais rapidamente instalam-se. ali, bloqueios que distorcem a percepção da realidade ou a compreensão das manifestações interiores e sentimentos do próprio indivíduo.
A energia necessita corre: se ela encontra ligeiros bloqueios, ela os contorna e mantém o seus curso. Se é constantemente desviada e represada,entretanto, conduz o indivíduo a comportamentos inadequados ou inexplicáveis.
Assim, o processo de ajuda terapeutica atua principalmente na remoção destes bloqueios mais severos, facilitando ao indivíduo o fortalecimento de sua capacidade perceptiva e compreensiva e permitindo-lhe a tomada de decisões com um grau de clareza e adequação até então nunca sentido.



O falar sozinho e a fofoca de dentro!!!

O que chamamos nosso pensamento é uma coisa complicada e misturada. O exame desse pensamento, que brota sozinho, o tempo todo, mostra que ele é feito em boa parte de desejos e temores vagos. 
Cada desejo liga-se à fofoca no seguinte sentido: se fôssemos fazer o que imaginamos, na certa falariam de nós. 
Pior do que isso, se descobrissem o que estamos pensando, isto é, se suspeitassem de nossas intenções secretas, certamente nos condenariam criminosos ou ridículos, nos perseguiriam com a rádio-patrulha ou com sorrisos de desprezo.
Que fazemos nós - que faz o nosso EU -  diante destas idas e vindas inteiros produzidas pelos anseios e medos? Nosso EU procura justificar-se, dizer que aquele pensamento não é bem dele, que aquilo é uma bobagem, que ele jamais pensaria em fazer uma coisa destas, que nunca teve a intenção (que está tendo).
A fofoca é trágica. Ela é o principal instrumento e motivo de toda autocensura, de toda autocastração, de toda a irrealização pessoal.