quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os dois lados da mesma moeda!

Na sociedade patriarcal, às mulheres destinavam-se á obediência e a procriação. Eram boas esposas e boas mães e pertenciam ao espaço domestico. através da imagem de fragilidade física da mulher construí-se que a sua natureza era inferior ao homem. ela estaria propensa à passividade, à submissão, à docilidade, à meiguice e à clareza dos sentimentos. deveria ser exemplo da moral e dos bons costumes. então lhe era negado o direito de estudar ou de manifestar-se socialmente. A busca por igualdade, liberdade e justiça social no âmbito da saúde sexual e reprodutiva feminina tem sido uma das mais árduas batalhas das mulheres brasileiras nas últimas décadas. É uma travessia que envolve duros embates contra preconceitos, discriminações e dogmas religiosos. Envolve, ainda, superar problemas estruturais e desigualdades sociais, como a necessária ampliação do acesso igualitário e integral à saúde, com respeito às liberdades e aos direitos de todas as mulheres.
A questão da identidade de mulher que extrai do nosso imaginário elementos já cristalizados como a sensualidade, a sexualidade, mulher-mãe, mulher-angelical, etc. Nesse sentido não é possível compreendermos uma identidade como algo construído isoladamente, ou seja as múltiplas identidades de mulher consolidam uma determinada imagem do feminino, na qual a todo momento intercruzam elementos históricos e culturais, num processo contínuo de construção intermeado pelos discursos ideologias, práticas discursivas.









quarta-feira, 16 de abril de 2014

A libertação do medo.

O que pensamos a nosso respeito define o conteúdo e a forma de transmissão de mensagens. Nosso retrato mental manisfesta-se em cada ato comunicativo. A auto-avaliação é a mola propulsora do sucesso ou do fracasso do homem . Nada é mais forte que a própria auto-estima. Somos quem pensamos ser e agimos de acordo com a concepção que temos de nós mesmos. Nossas reações e nossos comportamentais estão em sintonia com nossas crenças. A maneira como nos vemos, como nos sentimos e como pensamos que os outros nos vêem pode colorir ou acinzentar a imagem externa e influenciar decisivamente as nossas comunicações com o mundo.
Deixamos inscrita, através de gestos, ações e palavras, a nossa auto-imagem, que é produto da auto-estima, que por sua vez é resultado da forma como nos vemos e nos sentimos. 
A auto-estima é, pois, a raiz da auto-imagem, e ambas determinam a possibilidade de uma vida produtiva ou amorfa. A auto-estima pode ser definida como a quantidade de amor, de respeito e de aprovação que dedico a mim mesmo. É o grau de autoconfiança que sinto para resolver as questões da minha vida. É a vida abertura para a minha felicidade.




Meu corpo fala??

O nosso corpo fala! E como fala! Ele capta tudo, de todas as maneiras. Aponta a mentira da palavra, desnuda as falsas convicções, arranca máscaras e expõe as verdadeiras inconscientes através da linguagem expressiva. A postura, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, do rosto, das pernas, das mãos, enfim, qualquer gesto, por mínimo que seja, traduz o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar. 
Os movimentos do corpo têm  a mesma importância que a palavra no que se refere à comunicação humana. Esses recursos expressivos riquíssimos favorecem a ligação entre as pessoas e fortalecem a magia da interação social.
Para entender a importância desse mapa e promover as mudanças necessárias, é preciso ter coragem para ir se despindo gradativamente das couraças do passado e abrir canais que favoreçam os movimentos mais livres e expressivos.





domingo, 13 de abril de 2014

A escolha certa: eu!!!!

O que eu quero em um relacionamento sem me prejudicar emocionalmente e entre outros aspectos:
Pode ser dificil encontrar um homem bom, mas não deveria ser dificil telefonar para ele;
Esse homem que não pode ser encontrado com facilidade está lhe dando o seguinte recado. Você não pode me alcançar?
O homem que é dificil de ser encontrado de dificil de ser mantido e se você não consegue encontra-ló, perca-o.
Devemos presta atenção em alguns comportamentos desta suposta "escolha":
Quando para de telefonar;
Não aparece quando diz que vai aparecer;
Cancela cumpre aquilo que prometeu.
saiba investir em você antes de se envolver com homens que desaparecem, não ligar, não te valorizam, etc.
Descubra-se estar sozinha significa que você pode se dedicar totalmente a você. Se estiver procurando a sua criança interior ou os segredos do universo, você não deve satisfações a ninguém além de você.



Disputa e a concorrência.

Você estar passeando com seu namorado por lugares como o shopping, a rua ou algum parque e você pegar ele olhando para o lado, mais precisamente para o conjunto de pernas, seios e bumbum de outra? Se quiser continuar comprometida, deixe-o continuar olhando.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal americano Journal of Personality and Social Psychology, as mulheres que não manifestam ira e/ou ciúmes quando percebem que seus parceiros estão olhando para o lado têm menos chances de serem traídas.
O estudo sugere que a cada vez que a mulher demonstra sua reação com essa cena comum, a vontade de seu parceiro em ‘escapar’ é maior. Com isso, ele criaria um sentimento de insatisfação no relacionamento e terminaria.
Mas isso é fácil para as mulheres, deixar os seus companheiros flertar outra mulher? Esse hábito de dar olhadelas furtivas para outras mulheres quando está com sua mulher, que para o homem é a coisa mais natural do mundo, desde que o olhar não seja para os olhos da outra, pois ai se configura a paquera, para a mulher que está ao seu lado é ultrajante e humilhante, principalmente se a outra for uma mulher bonita e, comparativamente for uma boa concorrente em termos de saúde e beleza.
Portanto, esses episódios rotineiros, são sempre um entrave no relacionamento de homem e mulher. Dependendo do caso, não existe solução, e se não tem solução passa a nem ser um problema, porém, o fato é que incomoda e todas as vezes que acontece a mulher se sente desconfortável e humilhada.



A atitude e a valorização nos relacionamentos.

Somos responsáveis por aquilo que toleramos. Neste mundo é impossível escapar das imperfeições. Se formos tolerantes, certamente isso será constante A origem das situações boas no relacionamento tem a mesma raiz: tolerância. se valorizarmos uma característica do relacionamento, procuramos preserve-la.
O valorizar confere a identidade, característica e personalidade. portanto, não devemos tolerar qualquer coisa que desvalorize o nosso relacionamento. Isso exige esforço e sinceridade dos dois. não devemos valorizar a própria felicidade, as pessoas que só pensam assim e a colocam acima de tudo, são as mais infeliz do mundo. nós não casamos para sermos felizes, mas para fazer alguém feliz. a felicidade deve ser a consequência de uma relação bem conduzida. lutas são normais, porém a maneira que as conduzimos definirá
a qualidade do namoro. lembrem-se, muitas vezes as lutas vêm para nos amadurecer.




O que é o amor incondicional?

O amor incondicional é conhecido como o afeto sem quaisquer limitações. Este termo é às vezes associado a outros termos tal como o verdadeiro altruísmo, amor completo, ou "amor maternal". Cada área de conhecimento tem uma certa maneira de descrever o amor incondicional, mas a maioria concorda que é esse tipo de amor que não tem limites e é imutável. É um conceito comparável ao amor verdadeiro, um termo que é mais frequentemente usado para descrever o amor entre amantes. Por outro lado, o amor incondicional é frequentemente usado para descrever o amor entre familiares, companheiros de luta e entre outros em relacionamentos altamente comprometidos. Um exemplo disso é o amor dos pais para os seus filhos, não importa uma nota de prova, uma decisão de mudança de vida, um argumento, ou uma crença forte, a quantidade de amor que permanece entre este vínculo é visto como imutável e incondicional. Os cientistas explicam que quando o amor acontece, existe um aumento hormonal e uma intensidade emocional, uma impregnação verdadeiramente neuro-hormonal; Também o relógio do tempo pára, o ambiente ganha pormenores, os batimentos cardíacos e a respiração passam a dar sentido à existência e tudo, tudo se transforma, e toda a transformação se deseja permanente.





sexta-feira, 11 de abril de 2014

Relação emocional: assunto complicado ou não.

Dependência emocional é a necessidade excessiva de cara amar que uma pessoa se sente para outro, usualmente no contexto de uma relação casais, e a tendência de que a pessoa em sua vida para estabelecer este tipo de comportamento. dois características emergem dessa declaração: em primeiro lugar, que a necessidade é excessiva e, portanto, não se reduz a uma relação; em segundo lugar, que o necessidade não é afetiva e outros (acho que do Transtorno clássico "Personalidade Dependente ", em que a indecisão e sentimentos de inutilidade ou desamparo equipe é o que traz a pessoa da qual depende).Voltando à dependência emocional padrão, que geralmente é visto em mulheres e também em homens , descrevo as características das pessoas que sofrem, alguns pontos:

  •  Ele obsessivamente se apegam à pessoa de quem dependem .
  •  Continuamente está com o seu parceiro ou estão chamando por telefone , enviando
  • As mensagens móveis , etc. Eles querem acesso constante a ele.  Como ocorre com outros vícios , o objeto de que tem exclusividade na vida de
  • emocional dependente , de modo a que os amigos deixam de existir , a família
  • tem cada vez menos, o tema favorito é o parceiro , etc .
  •  A ruptura Teme-se que , nos casos de dependência emocional grave não é
  • em conta, mesmo que haja desprezo grave deterioração manifesta da relação e
  • mesmo abuso físico, mental e física . A relação só será quebrado se
  • promove companheiro e ruim que essa relação tem sido dependente
  • emocional tentar novamente e novamente retomar , chegando a extremos que podem ser
  • patético para o meio ambiente .
  •  dependente emocional idealizar seu parceiro , é exatamente o oposto do que você pensa de si mesmo
  • mesma . Usando um coloquialismo bastante gráfico, " mantém a boca aberta "
  • cada vez que vê seu namorado.
  •  Essas mulheres são propensos a ansiedade , depressão, acentuou-se
  • psicopatológico relevante termina em pausa. Este é frequentemente o motivo
  • consulta mais freqüente.
  •  Eles tendem a escolher como parceiros em vez narcisistas , homens egoístas , com grande segurança
  • em si mesmos e se dão bem com o meio ambiente. Por sua vez , estes são com
  • suas mulheres perfeitas com este tipo de suplemento .
  •  Alegam seus pares , recusando as suas preferências, escolhas e interesses.
  • Tudo gira em torno do homem , companheiro.



As minhas cobranças ou dos outros??

A Imagem Corporal é o modo que o indivíduo se vê, ou seja, é a representação mental do corpo. Essa representação é formada pelas sensações e é por meio dessas sensações que o corpo percebe o mundo exterior, o que permite ao indivíduo construir sua identidade corporal.Essa representação do corpo é influenciada pelos conceitos e valores da sociedade. O indivíduo cria sua imagem corporal através das sensações, entretanto os conceitos e valores sociais influenciam de forma significativa a construção da imagem corporal. A mídia, a família e os amigos influenciam os indivíduos a cuidar de seus corpos e transmitem um padrão de “corpo perfeito” que nem sempre é compatível com o biótipo do indivíduo. Essas pressões sociais despertam o desejo de adequação da aparência, ou seja, de estar nos padrões de beleza aceitos socialmente. Neste caso, quando o objetivo não é alcançado, acaba gerando descontentamento e insatisfação com seu próprio corpo. Para alcançar esses objetivos de beleza, principalmente entre as mulheres, cresce cada vez mais a busca por programas de atividade física e por atendimentos estéticos.
Em conjunto destas cobranças estéticas tem a busca de desempenhar bem os seus diversos papeis na sociedade.  Examinando bem de perto esse envolvimento da mulher em uma multiplicidade de papéis e os consequentes efeitos para o bem-estar, está favorecendo essa trajetória.



domingo, 6 de abril de 2014

O meu primeiro amor: o amor próprio.

Mulheres costumam cuidar muito bem dos outros: filhos, namorado, marido, pais... Mas essa energia toda precisa ser usada também a seu favor. Cuidar da própria saúde é um dever, um verdadeiro exercício de atenção. Ser saudável, segundo a Organização Mundial de Saúde vai muito além de não ter doenças: é um estado completo de bem-estar físico e mental. Essa atitude de abraçar a vida com proteção nas relações sexuais, cigarros apagados, um estilo de vida em que a qualidade seja valorizada. Para essa valorização começamos com o amor-próprio. O amor raramente surge nos lugares que esperamos e nem tem a aparência que imaginamos; O processo de aprendizagem inclui experiências dolorosas que ajudam a eliminar falsas necessidades e tudo o que nos atrapalha na busca do amor; A verdade é que o amor está dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida, é você quem, primeiro, deve tomar posse dele; Nada nos faz aprender mais a respeito de nós mesmo e da vida do que os relacionamentos; O que você passa em um relacionamento amoroso irá aparecer em todas as outras áreas da sua vida; O que nos impede de ter uma experiência de amor verdadeira e honesta são os velhos conceitos que nos agarramos; O meio tempo é indispensável para construir nossa autoestima e a liberdade necessárias para fazermos as escolhas que nos faça felizes; Entramos num relacionamento procurando o amor sem saber que já temos que trazê-lo conosco.



quinta-feira, 3 de abril de 2014

O que elas querem???

 As mulheres mais velhas namorando homens mais novos estão se tornando cada vez mais aceitáveis. Parte do antigo estigma está desaparecendo. Na verdade, existe até mesmo um termo positivo para mulheres com esse tipo de comportamento: uma "pantera". Embora o termo se aplique a mulheres mais velhas que procuram vários relacionamentos de sexo casual com homens mais novos, seu uso frequente é positivo indica que a barreira da idade não é mais um grande problema. Essa relação entre um homem mais jovem e uma mulher mais velha é provável que seja caracterizada por uma combinação da excitação  do jovem com a confiança da mulher mais velha, a experiência e o seu próprio desejo sexual. Há algumas outras razões para por que as mulheres mais velhas sejam mais atraentes para os homens mais jovens. Veremos quais são elas. Os jovens rapazes têm um impulso sexual mais forte e são naturalmente mais atraídos para o corpo de uma mulher. Poucas coisas são mais lisonjeiras para uma mulher mais velha do que estar com um rapaz mais jovem que anseia por seu corpo, e que está mais ansioso para estar perto dela  fisicamente.

As preferências sexuais dos homens idosos.

A terceira idade é um período caracterizado por intensas mudanças físicas, patológicas, sociais e emocionais. O idoso revê seus conceitos sobre dinheiro, trabalho, ambições, beleza, vida, prazer e sexo; prefere mais qualidade ao invés de quantidade em tudo, inclusive nas suas relações sexuais. A sua função sexual se altera basicamente pelas mudanças fisiológicas e anatômicas do organismo provocadas pelo próprio processo de envelhecimento. Porém, não se pode associar essa fase da vida à perda ou à incapacidade de manter relações sexuais. As dificuldades normalmente se iniciam a partir dos 40-50 anos, pois além da diminuição lenta e gradual da testosterona, há uma maior incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e dislipidemias muitas vezes agravadas pelo fumo, álcool, estresse, sedentarismo e outros fatores de risco.
Não existe uma disfunção erétil que seja específica do homem idoso, mas sim uma diminuição da sua capacidade sexual global. É importante que os homens conheçam e tenham consciência dessas mudanças, para que uma eventual falha erétil não cause uma ansiedade de desempenho desastrosa, capaz de contaminar e comprometer as relações futuras.
Pode ocorrer uma exacerbação da atividade sexual, numa tentativa de repetir o comportamento sexual da juventude. No caso, a procura e preferência por mulheres mais novas.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Qualidade de vida para os idosos: Vamos lá praticar??

A chegada à Terceira Idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude. Há mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer com ele... Acostumados a fazer, não sabem o que é ser... A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual (Organização Mundial de Saúde,1991).  Do ponto de vista físico, o fator mais importante na manutenção da saúde é o cuidado com a alimentação – existe até um ditado popular que versa sobre o assunto: somos o que comemos... Uma alimentação saudável implica em suprir o organismo com todos os nutrientes de que ele necessita para o seu bom funcionamento e para conservação de um peso estável, fatores importantes na prevenção de várias doenças. 
 Visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis 
doenças que possam diminuir a qualidade de vida. A prática regular de atividades aeróbicas e exercícios, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientação especializada, contribui para a conservação da saúde. A atividade sexual, outro fator importante na manutenção da saúde, deve ser mantida, pois o idoso não perde a sua função sexual. A impotência sexual masculina pode ter um componente orgânico (problemas circulatórios e diminuição da sensibilidade na região do pênis, por exemplo), mas em grande parte das vezes em que ocorre, ela é de cunho emocional: por sentir-se velho, por não possuir mais os atributos sexuais de outrora e por considerar-se não tão viril e atraente para o sexo oposto como antigamente, o idoso torna-se angustiado e depressivo e, conseqüentemente, impotente. As mulheres idosas costumam rejeitar as atividades sexuais em função de, ao longo de suas vidas, não terem sido estimuladas de forma satisfatória por seu(s) companheiro(s), tendo praticado sexo de forma mecânica e não prazerosa, não atingindo, muitas vezes, o orgasmo. É importante salientar que os valores associados à atividade sexual, nesta fase da vida, são diferentes dos jovens: o que importa não é a virilidade, a quantidade de ejaculações ou orgasmos, mas a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto, o carinho. 








Depressão na terceira idade: o que acontece??

O idoso está numa situação de perdas continuadas, estas perdas despertam, muitas vezes, sentimentos de desânimo e tristeza que acabam por originar síndromes depressivas. Também a adaptação individual ao processo de envelhecimento pode tornar a pessoa mais vulnerável à depressão.
 A depressão no idoso relaciona-se igualmente com o contexto social em que este está inserido. Em qualquer situação, a manifestação, ou não, de um estado depressivo relaciona-se com o tipo de reação ao envelhecimento. Geralmente, a depressão traz alguns efeitos que prejudicam a vida do idoso. Na área intelectual, ocorre a diminuição de capacidades e perturbações de memória que dificultam a aprendizagem. Na área social, ocorre o afastamento dos grupos, a perda de estatuto, o abandono, o isolamento. Do ponto de vista somático, podem ocorrer problemas cardíacos, pulmonares e gastrointestinais. existem três grandes determinantes que são comummente importantes no surgimento da depressão nos idosos: (a) determinantes ambientais, nomeadamente, o isolamento e a falta de convívio social, a ausência de trabalho, a morte do cônjuge, e a desvalorização social e profissional; (b) determinantes genéticos predisponentes para a depressão em idades tardias; e (c) determinantes orgânicos que se referem à enorme variedade de doenças orgânicas que podem apresentar sintomas desta natureza.